ASTROLOGIA
Astrologia é a ciência mais antiga estudada pelo homem, surgiu da observação dos astros e estrelas no céu e posterior análise de seu posicionamento influenciando os fenômenos naturais e a vida, originando as previsões astrológicas. Existem registros astrológicos datando do princípio das civilizações, os mais antigos foram encontrados na região da África, cientistas acreditam que tenham sido produzidos por volta de 10.000 a.C.!
Na Mesopotâmia essa ciência foi estruturada, sendo que muitos elementos de sua organização permanecem válidos até os dias atuais.
No Egito, onde a Astrologia era usada para calcular as cheias do rio Nilo e orientar a produção agrícola, Hermes Trismegisto definiu os sete princípios universais (conhecidos como princípios herméticos) que influenciam todas as coisas e proporcionam a base da interpretação astrológica, são eles:
1) Princípio do Mentalismo - O Todo é mente e o Universo é mental.
2) Princípio da Correspondência - O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima.
3) Princípio da Vibração - Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.
4) Princípio da Polaridade - Tudo é duplo; tudo tem dois pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.
5) Princípio do Ritmo - Tudo tem seu fluxo e seu refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.
6) Princípio de Causa e Efeito - Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de casualidade, porém nada escapa à Lei.
7) Princípio do Gênero - O gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.
Na Grécia, acredita-se que a Astrologia tenha sido introduzida por Pitágoras, onde foi aprimorada pela filosofia sob a influência dos estudos e pesquisas de Ptolomeu.
Na Idade Média, em virtude da obtusa mentalidade ocidental à época, o estudo da Astrologia não avançou, porém no oriente os árabes a conservaram, estudaram, aprimoraram e posteriormente difundiram esse conhecimento.
Com a chegada do Renascimento tudo mudou e a Astrologia voltou a ser usada e investigada, assim como muitos outros campos da ciência aos quais ela está ligada, como a Matemática e a Medicina, que também tiveram grande desenvolvimento. Cientistas como Nicholas Copérnico, Paracelsus, Nostradamus, Kepler e Newton, dedicaram-se a esse estudo que era ministrado em algumas Universidades até que passou a ser desconsiderado como ciência.
Já na Era Contemporânea, os planetas Urano, Netuno e Plutão foram descobertos, instigando a revisão da análise astrológica e expandido esse saber. Autores como Raphael, que em 1824 passou a publicar o "Almanaque", Max Heindel e Carl Gustav Jung foram alguns dos renomados pesquisadores astrológicos que marcaram essa época.
Agora, com o advento da Era de Aquário, a Astrologia deve voltar a reinar como ciência reconhecida e influente, mais atual do que nunca.

MAPA ASTROLÓGICO
O Mapa Astral é o retrato do céu no momento do nosso nascimento, no instante da nossa primeira respiração. Ele mostra a posição dos Planetas e Luminares em relação à Terra e indica, de acordo com esse posicionamento, como nossa vida tende a ser influenciada. Através da análise dessa fotografia é possível identificar quais são os nossos potenciais para melhor aproveitá-los.
O Mapa Natal é representado por um círculo dividido em 12 signos situados em 12 casas onde os Planetas e Luminares estão posicionados. Os signos são influenciados pelos seus planetas regentes e indicam qualidades universais, inerentes aos seres humanos. As casas representam os diversos setores da nossa vida. As pessoas tendem a se comportar em cada casa astrológica de acordo com as características do signo que a estiver influenciando. Para cada pessoa isso varia, de acordo com o dia, o horário e o local do nascimento de cada uma. Somos todos motivados pelos 12 signos de acordo com as casas astrológicas onde eles se encontram.
Quando dizemos que somos de um determinado signo, apenas estamos analisando o nosso signo solar, ou seja, o signo onde o Sol está posicionado em nosso Mapa. O Sol estava passando pelo seu signo no dia do seu nascimento. Recebemos uma forte influência das características representadas por este signo em virtude do Sol ter uma força muito significativa no Mapa Natal. Ele representa a direção que tendemos a seguir instintivamente. O que é inato em nós, a nossa identidade.
OS SIGNOS

DO QUE TRATAM AS CASAS ASTROLÓGICAS

Casa 1 => O Eu. A identidade. A cúspide da casa 1 é o nosso signo Ascendente. A primeira casa indica como nos mostramos para os outros, como nos apresentamos. Revela a nossa forma de expressão. Como as pessoas nos veem e como queremos que elas nos vejam. Representa o nosso corpo físico, nossa aparência e a nossa abordagem de vida. Determina as condições domésticas da infância, enquanto nos encontramos sob a sujeição dos pais.
Casa 2 => O que nos pertence. Os valores. A casa 2 versa sobre as questões financeiras, os investimentos, a nossa capacidade de ganhar dinheiro. Nosso bem-estar. Indica os nossos talentos e recursos interiores. A necessidade de realização pessoal e os nossos valores morais. A independência financeira. O que adquirimos através de nosso trabalho e esforço. Também é a casa das dívidas materiais.
Casa 3 => Nosso ambiente imediato. A percepção. A casa 3 mostra o ambiente em que vivemos e a nossa forma de comunicação. Nossos irmãos, irmãs e vizinhos. As pequenas viagens. Os meios de transporte. A capacidade de raciocínio e aprendizado, o intelecto e aceitação de novas ideias. A escolaridade básica. Ensino e cultura. Adaptação. Indica a porção consciente e objetiva da mente. A capacidade de nos relacionarmos com o ambiente. Nossas habilidades naturais.
Casa 4 => Nossa vida privada. A segurança. A casa 4 mostra o lar, os nossos pais, as nossas raízes e também o lar que formaremos posteriormente. Indica a nossa herança, hereditariedade e ancestralidade. As raízes psicológicas e a privacidade. Nossa mãe. Revela os alicerces sobre os quais construímos o nosso caráter. As propriedades, os imóveis. Pátria. A casa quatro também indica como serão os últimos anos da nossa vida, a finalização dos assuntos e a fama póstuma.
Casa 5 => O amor que damos. A criatividade. A casa 5 é a dos filhos, dos romances, dos casos amorosos, dos estímulos afetivos, dos prazeres e diversões. Indica a nossa atitude emocional. Mostra as férias, os jogos, as especulações, os hobbies e os passatempos. E também os empreendimentos, os esportes, a originalidade e os canais criativos. Nossa capacidade dramática, artística ou literária. É uma casa que se refere às publicações, à política, às belas-artes, às questões sociais, à gravidez e educação dos filhos. Pedagogia.
Casa 6 => Nossa saúde física. O dever. A casa 6 fala sobre o trabalho, a saúde e os hábitos. Isso envolve os empregos, empregados, inquilinos, animais de estimação e dependentes. Mostra o serviço que prestamos aos outros e os assuntos de rotina. O ambiente e as condições do trabalho. Indica os nossos hábitos de higiene, as roupas que escolhemos e como as usamos, a dieta alimentar que seguimos; as doenças e as condições que influem na saúde. A nossa mente inconsciente. Revela como nos ajustamos ao meio. Sociedade. Nossos tios e tias.
Casa 7 => O outro. A cooperação. A casa 7 mostra as nossas parcerias conjugais e de negócios. O casamento, o divórcio, os contratos, os processos, as negociações e os acordos. É o trato com o público e também a resposta do público. A nossa forma de cooperar com os outros ou a falta de cooperação. Os nossos inimigos declarados. Os competidores e rivais. Indica o que nos falta, já que está em oposição à casa 1, aquela que mostra traços marcantes da nossa personalidade. Nossos avós. E por fim as nossas atitudes em relação ao casamento: o tipo de parceiro, a qualidade do casamento, quantas vezes podemos nos casar.
Casa 8 => As posses dos outros. A regeneração. A casa 8 revela o apoio que recebemos dos outros, seja financeiro, moral, espiritual ou físico. Envolve heranças, testamentos, custódias, impostos e seguros. Mostra questões ocultas, o sono, a pesquisa aprofundada, a investigação e os capitais ocultos. Também inclui o capital dos sócios e as pensões. É a casa das cirurgias e, juntamente com a casa 6, mostra possíveis doenças. A casa oito indica os segredos, o sexo, a regeneração e o renascimento psicológico, assim como a degeneração e a condição da morte.
Casa 9 => Os lugares mais distantes. A inspiração. A casa 9 revela a nossa mente superior. Mostra as longas viagens, o estrangeiro, o trato com os estrangeiros, o comércio, os grandes negócios, o comércio exterior, as relações internacionais, as importações e exportações. Nossos sogros e netos. Versa sobre religião, filosofia, psicologia, ideais, neurologia, psiquiatria, estudo superior. Pós-graduação. Lei e ciência. Nossos sonhos e visões. A intuição e a ética. Indica a opinião pública. Carreiras eclesiásticas, jurídicas e diplomáticas. A espiritualidade. As lições que aprendemos com a vida.
Casa 10 - Nossa vida pública. A honra. A casa 10 indica a profissão, a reputação e a nossa posição na comunidade. Mostra o ego, o status, a fama, a reputação, a promoção e a ambição. Nossas atividades sociais e de negócios. O governo, o empregador ou qualquer autoridade acima de nós. Como o mundo nos vê e avalia. A influência que exercemos em nosso círculo. Nossas realizações. As possibilidades de elevação na vida. As questões legais. Nosso pai.
Casa 11 - O amor que recebemos. A consciência social. A casa 11 mostra a nossa capacidade de ter amigos, a nossa atitude em relação aos amigos e conhecidos e todas as nossas relações sociais. O que podemos esperar das amizades. Os inimigos. A maneira como eventualmente usamos os outros. Indica os nossos desejos e objetivos, assim como o dinheiro obtido com a profissão. Nossos filhos adotivos e enteados. As situações sobre as quais temos pouco controle. Os interesses humanitários. Fraternidade e altruísmo. As organizações, os clubes e os grupos associativos aos quais pertencemos.
Casa 12- Nossa saúde mental. O subconsciente. A casa 12 mostra as nossas forças e fraquezas ocultas. Indica as coisas que escondemos dos outros. É a casa das limitações, obstáculos, isolamento, restrições, frustrações, inibições, exílio e atividades de bastidores. Representa os locais de confinamento como hospitais e prisões. Os débitos espirituais. Os perigos ocultos, inimigos secretos, autodestruição e clandestinidade. Mas também a caridade, simpatia e bem-estar público. A pesquisa bem fundamentada e a consciência interior.
A INFLUÊNCIA DOS PLANETAS E LUMINARES

ASTROLOGIA E SAÚDE

MEDITAÇÃO PLANETÁRIA

Cada planeta pessoal rege
um dia da semana. Em algumas línguas, como a espanhola os nomes dos dias da semana remetem a seus planetas regentes. As meditações realizadas nos dias indicados ajudam a nos
conectarmos com essas energias, reforçando as virtudes específicas de cada planeta
pessoal, a fim de expressarmos as qualidades superiores que eles representam.

SOL - É o representante da autoridade, do poder e da justiça universal. Visualize o Sol e diga: "Reforço agora em mim a dignidade, a honra, a ordem, a autoridade, a iluminação, a disciplina, a autoconsciência, o brilho, a magnitude, o respeito e a justiça. Através da prática consciente dessas qualidades EU fico em paz e entro em harmonia com o que EU SOU. "
Dia da semana: domingo

LUA - É a representante da sensibilidade e do poder criativo. Visualize a Lua e diga: "Reforço agora em mim o poder criador da imaginação positiva, a sensibilidade, o amor, a estabilidade, o equilíbrio e a firmeza. Através da prática consciente dessas qualidades EU fico em paz e harmonia com o que sinto. Minha criança interior é feliz."
Dia da semana: segunda-feira

MARTE - É o representante da força e do poder. Visualize o planeta Marte e diga: "Reforço agora em mim o entusiasmo,
a energia dinâmica e construtiva, o domínio próprio, a paciência, a persistência, a independência, o respeito pelos meus semelhantes e a tolerância. Em sintonia com essas qualidades, entro em contato com a minha força interior e coloco meus projetos em prática com coragem e encantamento."
Dia da semana: terça-feira

MERCÚRIO - É o representante da sabedoria e da inteligência. Visualize o planeta Mercúrio e diga: "Reforço agora em
mim a inteligência, a sabedoria, o domínio próprio, a expressão consciente, o equilíbrio e a verdade. Expressando essas virtudes, encontro a paz e harmonizo o que penso com o que comunico."
Dia da semana: quarta-feira

JÚPITER - É o representante do altruísmo, da generosidade e da misericórdia. Visualize o planeta Júpiter e diga: "Reforço
agora em mim a bondade, a dignidade, a generosidade, o amor, a misericórdia, o altruísmo, a abundância, a alegria, a justiça e a honestidade. Em sintonia com essas virtudes eu fico em paz com o meu destino."
Dia da semana:
quinta-feira

VÊNUS - É o representante do amor, da bondade e do bem-estar. Visualize o planeta Vênus e diga: "Reforço agora em mim o amor, a misericórdia, a bondade, a dignidade, o respeito, a harmonia, o altruísmo, o esforço e a prosperidade. EU me amo e em paz com essa sensação enxergo a verdadeira beleza que existe em tudo o que é."
Dia da semana:
sexta-feira

SATURNO - É o representante da justiça, do direito, da ordem e do poder. Visualize o planeta Saturno com seus lindos anéis e diga: "Reforço agora em mim os princípios da igualdade, do direito, da justiça, do respeito, da ordem, da responsabilidade, da firmeza, da disciplina, do equilíbrio, da maturidade, da paciência e da paz. Em sintonia com esses princípios, EU fico em paz com as minhas escolhas."
Dia da semana: sábado


