Projeto Bem-Estar, Saúde e Produtividade

27/06/2020

PROGRAMA DE SAÚDE INTEGRADA E QUALIDADE DE VIDA


APRESENTAÇÃO

Este projeto tem por finalidade promover o bem-estar, a prevenção de doenças e a manutenção ou recuperação da saúde dos funcionários de empresas ou pessoas enfermas em tratamento ou acompanhamento médico. A melhora da qualidade de vida se dá por meio da remoção dos elementos causadores de fadiga, tensão e estresse, através de Terapias Integrativas, especificamente Reiki e Reflexologia. Esses métodos proporcionam harmonia e relaxamento, auxiliando as pessoas na obtenção do equilíbrio físico, psíquico, emocional e mental, consequentemente fazendo com que os funcionários se sintam bem no ambiente de trabalho e os enfermos encontrem disposição, deixando a todos mais felizes e satisfeitos, o que impacta diretamente no aumento e melhora da produtividade e auxilia também na recuperação e manutenção da saúde, tanto do corpo quanto da mente.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Instituições de Saúde: A ação conjunta de profissionais de saúde e terapeutas integrativos tem sido comprovadamente benéfica, acelerando o processo de cura dos pacientes. Antigas pesquisas realizadas na Alemanha indicaram que bilhões de euros poderiam ser economizados por ano se os terapeutas integrativos pudessem trabalhar legalmente e fossem incluídos nas unidades de saúde, conclusão baseada em estatísticas oriundas de clínicas inglesas e alemãs. Durante a adoção das práticas integrativas nesses locais, o Reiki incluso, o consumo de remédios diminuiu significativamente, ao mesmo tempo em que o número de consultas médicas foi reduzido em um quarto e houve menos intervenções cirúrgicas, entre outros benefícios. Considerando um país como o Brasil, que sempre encontrou dificuldades financeiras no atendimento de saúde oferecido a seus cidadãos, essa é uma hipótese que merece ser levada em conta, e as práticas e pesquisas incentivadas.

E com esta ênfase, oferecemos aos profissionais de saúde este projeto, de modo que seus pacientes possam obter melhoras mais rápidas e significativas em vista de nosso trabalho conjunto, possibilitando-lhes perceber a sua importância enquanto ser humano, conscientes de seu corpo e de sua capacidade de se transformar, mais comprometidos com seu tratamento e consigo mesmos; ajudando assim em seu processo de cura e reequilíbrio.

Empresas: Atualmente a maioria das pessoas passa grande parte do seu tempo dentro de uma estrutura organizacional, levando consigo todas as suas potencialidades e limites para dentro da Instituição. Em virtude disso, cada Instituição deve estar preocupada com a saúde de seus colaboradores, visto que pesquisas comprovaram que quanto melhores forem suas condições de trabalho e de vida, maior será o nível de sua motivação e comprometimento. Sem qualidade de vida as pessoas trabalham desmotivadas e o impacto dessa condição é visível nos fatores de eficiência e eficácia no trabalho, nas atividades que precisam ser refeitas, no humor, nas doenças psicossomáticas, nos níveis de estresse e nos acidentes de trabalho.

Qualidade de vida é um conceito amplo que engloba aspectos subjetivos, como sentimentos, percepção, bem-estar e satisfação; e objetivos, como recursos materiais disponíveis, salário e carreira. A importância das pessoas e das relações entre elas, para que alcancem objetivos comuns, vem sendo enfatizadas por diferentes organizações preocupadas com qualidade e produtividade.

E com esta ênfase, oferecemos à sua Instituição este projeto, de modo que seus colaboradores possam obter melhores condições de trabalho e de vida, possibilitando-lhes perceber a sua importância enquanto capital humano, agente transformador motivado e comprometido com a Instituição onde trabalha e consigo mesmo.

REIKI

Reiki é um sistema de cura natural que promove a harmonização e reposição energética através da imposição das mãos. A técnica foi fundada e difundida por Mikao Usui, um estudioso japonês que buscava o estado de completa paz interior, quando numa meditação duradoura vivenciou um estado de expansão de consciência e foi tocado por uma força curativa. Sentindo forte inspiração, desenvolveu a terapia Reiki. A palavra Reiki tem origem japonesa e há indícios sugerindo que já era usada no Japão antes mesmo do método Usui de Reiki nascer; Rei significa Energia Universal que permeia todas as coisas e Ki significa Energia Vital Individual que flui em tudo o que é vivo.

É através da imposição das mãos do terapeuta que a energia circula pelo corpo, reequilibrando o Ki individual, curando as células, ativando o sistema endócrino, reduzindo o estresse, trazendo paz e mantendo ou recuperando a saúde. Proporciona assim, uma melhora significativa na qualidade de vida.

Sistema Endócrino
Sistema Endócrino

Muitas pesquisas atestam a eficácia desse tipo de intervenção, tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o ano 2000, recomenda o Reiki como tratamento complementar à medicina tradicional e muitos hospitais ao redor do mundo, inclusive em São Paulo, introduziram o Reiki em seus quadros. Lembrando que todo tipo de terapia complementar para fins de cura, deve ser realizada conjuntamente com a medicina convencional. A terapia Reiki proporciona bem-estar energético e físico, porém sempre recomendamos que se procure um médico em qualquer caso de enfermidade.

REFLEXOLOGIA

Reflexologia é uma técnica chinesa milenar de massagem que se baseia nos pontos da Acupuntura e tem apresentado resultados positivos através do estímulo de pontos estratégicos do corpo, chamados zonas reflexas, que se correspondem aos diversos órgãos do corpo humano. As principais áreas reflexas do corpo são os pés, as mãos, as orelhas, a coluna, a face, o crânio e a boca.

Os nervos do corpo funcionam como um sistema elétrico e massagear os pés, por exemplo, onde existe uma congestão de zonas reflexas, tem o mesmo efeito de se consertar uma instalação elétrica defeituosa. A pressão recebida pelos pés envia sinais nervosos que estimulam os órgãos e o sistema endócrino a funcionar, melhorando a circulação, aliviando as dores, reduzindo o estresse e relaxando o corpo, promovendo assim um equilíbrio físico e psíquico.

Pontos Reflexos
Pontos Reflexos

Segundo os orientais, criadores da técnica, os efeitos positivos acontecem porque a energia ki circula por todo o corpo durante os movimentos, estimulando áreas pouco ativas e acalmando áreas superativas, mantendo o equilíbrio e o bom funcionamento da estrutura física.

MEDICINA INTEGRATIVA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no início dos anos 80 que "saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não apenas a ausência da doença". Nesse trilho, Medicina Integrativa é aquela que une diversas modalidades do cuidar, entre elas a medicina tradicional, com o objetivo de promover a saúde do paciente ao invés de se preocupar apenas com a cura imediata dos sintomas quando a doença se manifesta. O profissional de saúde deve propiciar o despertar da consciência do paciente, mostrando que o mesmo tem papel ativo em seu processo de cura e manutenção da saúde.

A Medicina Integrativa propõe uma visão holística do paciente, com tratamentos que vão além da abordagem médica convencional, visto que as dimensões psíquica, espiritual e social dos indivíduos ganham tanta importância quanto à realidade orgânica. Para obter melhores resultados, outras técnicas de cura são agregadas ao tratamento usual, como a medicina tradicional chinesa, homeopatia, fitoterapia, nutrição, meditação, Yoga, exercícios físicos, terapias naturais como o Reiki e a Reflexologia entre outras, estimulando a reação do corpo aos sintomas das doenças, melhorando a saúde e proporcionando a cura.

Tanto o Reiki quanto a Reflexologia são terapias integrativas que atuam na manutenção do bem-estar, proporcionando a melhora da qualidade de vida. Hoje em dia, muito se fala sobre como as terapias complementares têm ajudado profissionais a encontrarem equilíbrio, aumentando o seu grau de satisfação no trabalho. Essas terapias comprovadamente auxiliam tanto no alívio de problemas físicos, como também no desenvolvimento da autoconsciência, aumentando a percepção de cada um sobre si mesmo, promovendo assim uma sensação de bem-estar. Essa harmonia interior favorece a comunicação, contribuindo para a diminuição do estresse que é gerado nos conflitos interpessoais.

A aplicação de terapias integrativas vem crescendo e ganhando espaço nas empresas, porque a produtividade está diretamente relacionada com o bem-estar de seus colaboradores. Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, certamente produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esse aumento da produtividade é atestado tanto em termos qualitativos, como na melhora dos relacionamentos, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança; quanto em termos quantitativos como no aumento das vendas, redução dos desperdícios, das ausências e dos acidentes de trabalho. Tanto o Reiki quanto a Reflexologia não possuem contraindicação.

Eleito pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e autor de vários livros sobre vida saudável, o médico Andrew Weil, da Universidade do Arizona nos Estados Unidos, é um dos precursores na adoção e divulgação dessa forma de cuidar. Segundo ele, a boa medicina é aquela que se utiliza de diversas terapias estudadas cientificamente, sejam elas oriundas da medicina convencional ou de sistemas tradicionais.

No Brasil, o Ministério da Saúde aprovou, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) visando a integração dos sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos (também conhecidos como práticas integrativas e complementares) aos Sistemas Oficiais de Saúde. Foi o primeiro passo.

Em São Paulo, os dois maiores hospitais privados de excelência do país, Albert Einstein e Sírio Libanês, adotam a Medicina Integrativa para fins terapêuticos em algumas áreas e têm registrado uma procura considerável pelos tratamentos que disponibilizam. A rede pública também tem incorporado Terapias Integrativas em seus quadros, como acontece no Hospital das Clínicas e no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Os resultados começam a aparecer, uma unidade do SUS em Campinas apurou uma redução significativa no uso de analgésicos ao tratar problemas ósseo-musculares com medicina chinesa.

Acompanhando um movimento mundial, algumas instituições de ensino já disponibilizam cursos de especialização e pós-graduação na área de Cuidados Integrativos, como a Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Unicamp e USP também caminham nessa direção.

A promoção da saúde ao invés de somente a prevenção a doenças ainda é o melhor que podemos fazer a fim de ganharmos qualidade de vida. Entramos na era da integração.

ATENDIMENTO

Os atendimentos serão realizados na própria Instituição contratante, que deve apenas disponibilizar um espaço sossegado, onde caiba uma maca de massagem para aplicação do tratamento em seus funcionários, colaboradores ou pacientes. Preferencialmente as sessões devem ocorrer em um local tranquilo. Quando possível, utilizamos música instrumental para acalmar e harmonizar o ambiente.

A matéria prima do Universo é a energia. Tanto o Reiki quanto a Reflexologia trabalham com a energia da qual se constitui o Universo e permeia todas as coisas. Especificamente a técnica do Reiki se utiliza da captação dessa energia plena para sua transmissão através das mãos. Seus princípios baseiam-se na Física Quântica. O terapeuta coloca as mãos delicadamente no corpo do cliente, modificando a posição de tempos em tempos. Não é uma massagem, pois as mãos permanecem paradas, e é aplicado através da roupa. Já a Reflexologia estimula os pontos nervosos do corpo através de massagem, facilitando a circulação dessa energia renovadora.

Dessa forma, a energia que circula pelo corpo do receptor desbloqueia o fluxo que estiver obstruído em função de emoções negativas, ativando o bom funcionamento das células, glândulas e órgãos, promovendo uma profunda desintoxicação de todo o organismo. Esse tratamento é usado no alívio do estresse, doenças, problemas emocionais, ferimentos, dores, ou qualquer disfunção que a pessoa apresente. E vem tendo sua eficiência e eficácia comprovadas através de pesquisas ao redor de todo o mundo. A pessoa, enquanto recebe o tratamento, sente um relaxamento profundo. Algumas adormecem. Essa energia revigorante permanecerá ativa por 24 horas.

Resultados esperados:

Sensação de bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

• Redução do estresse.

• Equilíbrio do sistema endócrino.

• Alívio de dores e redução dos medos.

• Sentimento de paz, calma e tranquilidade.

• Sensação de vigor e saúde.

• Aumento da atenção e melhora do desempenho nas atividades diárias.

• O sentimento de amor aumenta.

• Recuperação da autoestima.

• Aumento da produtividade.

• Diminuição do absenteísmo.

Público alvo: Todos os funcionários e colaboradores da empresa. Pessoas atendidas por profissionais de saúde. Funcionários de hospitais ou clínicas de saúde, é recomendado a quem cuida dos outros também ser cuidado.

CRONOGRAMA

Os atendimentos deverão ser agendados de acordo com as necessidades previstas pelos profissionais de saúde em suas clínicas ou consultórios.

As empresas devem agendar os atendimentos enquadrando o "dia do bem-estar" de acordo com sua rotina específica.

Cada pessoa fica em média 30 minutos em tratamento.

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

Pacote para empresas ou profissionais de saúde: R$ 150,00 por atendimento, ou R$ 1.500,00 o dia (6h) - Valores atualizados para 2020.

TERAPEUTAS

  • Cristiane Herrera

Terapeuta Reiki / Bacharel em Administração de Empresas

Mestre Reiki Usui e Okuden em Jikiden Reiki

Terapeuta Reiki e Auriculoterapeuta voluntária no CRHD - Centro de Reabilitação e Hospital Dia do IPq - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, desde 2013

Capacitada em Terapias Integrativas pelo HCFMUSP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com trabalho de Conclusão "A Ação do Reiki no Tratamento Psiquiátrico"

(11) 9.5020.4041 - Vivo / WhatsApp

crh.numerologia@gmail.com / www.crisherrera.com

  • Meire Blanco

Formada em Terapia Corporal, Estética e Massoterapia

Trabalha com tratamentos estéticos e saúde integrada

(11) 9.8270.8985 - Tim / WhatsApp

sitemeire@gmail.com / meire-blanco.webnode.com

PALESTRA INFORMATIVA

Duração: 30 minutos

Temas abordados na palestra:

- Descrição do que são as Terapias Reiki e Reflexologia;

- O Projeto Bem-estar, Saúde e Produtividade;

- Esclarecimento das dúvidas;

- Uma sessão experimental.

®CH' 

Projeto criado em 2013, inspirado na vivência da querida crisbranco.com, terapeuta, coaching, astróloga sistêmica, professora, mestra Reiki, cujo trabalho admiro e indico.